Controlando servo motores com o Arduino

Olá a todos,

neste post aprenderemos utilizar servos motores em nossos projetos. Servos motores são dispositivos que permitem controlarmos com precisão a posição do seu eixo. A posição do eixo de um servo é controlada com o uso do PWM, onde a largura do pulso HIGH informa a posição do servo. Existem servos que permitem a rotação de 90°, 180°e até 360°de seu eixo. Servos são muito utilizados em robôs e brinquedos de radio controle, como carrinhos e drones.

Controlaremos a posição do servo enviando comandos pela porta serial, assim quando enviarmos o caractere A o servido deslocará o eixo um grau no sentido anti-horário e ao enviarmos o caractere S o servo deslocará o eixo um grau no sentido horário.

Ao contrário dos post apresentados até o momento não será necessário a montagem de um circuito na protoboard, pois o servo utilizado nesse exemplo possui um conector que se encaixa no cabo macho-macho. Simplesmente conecte o fio do terra do servo em um pino terra (GND) do Arduino, o fio do VCC do servo no pino 5V do Arduino e o fio que sobrará em um pino digital do Arduino que suporte o uso de PMW.

Servo motor montado no Arduino
Servo motor montado no Arduino

Abaixo temos o esquema elétrico e o desenho elaborado no simulador:

Diagrama da montagem do Servo no Arduino
Diagrama da montagem do Servo no Arduino
Modelo da montagem do servo no Arduino
Modelo da montagem do servo no Arduino

Passaremos agora para o desenvolvimento do programa que controlará o servo. O primeiro passo é utilizarmos o comando #include para incluirmos a biblioteca Servo.h que possui o objeto e métodos para trabalharmos com servo motores. Essa biblioteca disponibiliza métodos mais simples para trabalhar com os servos, como o método write que recebe o grau que queremos o eixo do servo seja movido ao invés do comprimento do pulso.

Em seguida declare um objeto do tipo Servo para controlarmos o servo e uma variável do tipo inteiro para armazenar o ângulo que o eixo estará. Em seguida escreva na função setup a inicialização do objeto Servo com o método attach. Esse método recebe o pino que o servo está conectado. Os valores de comprimento mínimo e máximo do pulso devem ser obtidos na documentação do servo. Inicie também na função setup a porta serial.

Início do código para controlar o servo
Início do código para controlar o servo

Na função loop verifique se há caracteres para serem lidos na porta serial. Caso não exista caracteres para serem lidos o programa aguardará 300 milissegundos e terminará esse execução da função loop com o comando return.

Existindo caracteres na porta serial, estes deverão ser lidos. Quando o caractere enviado for A a variável com os graus da posição do eixo será incrementada em uma unidade e quando for enviado o caractere S essa variável será decrementada em uma unidade. Após o cálculo da nova posição ela será enviada e o eixo do servo será movimentado. Por fim a função aguarda 300 milissegundos para verificar novamente a porta serial.

Onde encontrar alguns dos componentes:

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Um comentário em “Controlando servo motores com o Arduino”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.