Conectando a Intel Galileo Gen2 na rede local

Olá a todos,
nesse post demonstraremos como podemos conectar a placa Intel Galileo na nossa rede local, permitindo a conexão da placa com outros computadores (incluindo o que você está utilizand agora) além de outros dispositivos que estejam expostos na sua rede local.

Com o IDE funcionando poderemos conectar nossa placa na rede e acessar seu terminal Linux remotamente. Para essa atividade você precisará de:

  • Um cartão micro SD de pelo menos 4GB e no máximo 32GB;
  • Programa Putty;
  • Programa 7ZIP instalado em seu computador;
  • Programa Win32 Disk Imager instalado em seu computador;
  • Um cabo de rede;
  • Um roteador;
  • Que o computador esteja conectado a esse roteador, seja por um cabo ou por Wifi.

O primeiro passo é instalar os programas 7ZIP e Win32 Disk Imager caso seu computador ainda não os possua. Em seguida baixe o arquivo com a imagem do Yocto (distribuição Linux para o Intel Galileo) do site da Intel no endereço http://iotdk.intel.com/images/iot-devkit-latest-mmcblkp0.direct.bz2. Utilize o 7ZIP para extrair o conteúdo do arquivo.

Antes de iniciar a gravação da imagem será necessário formatar o cartão micro SD. Concluída a formatação inicie o Win32 Disk Imager e clique no botão com a pasta azul para selecionar o arquivo com a imagem que extraímos do arquivo bz2. Note que você precisará alterar o filtro de arquivos para o arquivo com a imagem aparecer.

Tela do Win32 Disk Imager
Tela do Win32 Disk Imager

Em seguida selecione a unidade de disco que corresponde ao cartão micro SD na lista que está ao lado do botão com a pasta azul e clique no botão Write. Será iniciada a montagem da imagem no cartão. Aguarde o término do processo.

Com a imagem gravada no cartão desligue sua placa Intel Galileo Gen2 do computador e da energia e insira o cartão no slot. Em seguida conecte a placa na fonte de alimentação, no computador com o cabo USB e no cabo de rede que está conectado no roteador, nessa sequência.

Agora abra o IDE e carregue na placa o programa mostrado na imagem abaixo. Esse programa realiza duas ações:

  1. Inicializa a porta serial e escreve um texto até que você envie o caractere “a” para a placa;
  2. Executa comandos do sistema operacional Linux que inicia a placa de rede local e mostra o status das conexões de rede, além de exibir os resultados no monitor serial. Nesses resultados teremos o endereço IP da placa.
Código para iniciar a rede na Intel Galileo.
Código para iniciar a rede na Intel Galileo.

Compile e transfira o programa clicando no botão com a seta para a direita. Em seguida abra o monitor serial e envie o caractere ‘a’ para que sejam exibidos os dados das conexões de redes. Localize na resposta o endereço IP que o roteador atribuiu à placa e anote esse valor.

Mostrando o endereço IP da placa
Mostrando o endereço IP da placa

Para conectar no terminal do Yocto devemos utilizar um programa que realiza conexões do tipo SSH. Um desses programas é o putty. Insira o endereço IP da placa e clique no botão Open.

Será aberta uma janela terminal do Yocto solicitando um login. O login inicial da placa é o root. Portanto digite root e pressione a tecla enter. Na primeira conexão aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja armazenar as chaves de acesso dessa conexão. Clique em Yes.

Será aberta uma sessão do terminal do Yocto. Execute alguns comandos Linux para explorar o ambiente.

Onde encontrar:

Obrigado a todos e até o próximo post!

4 comentários em “Conectando a Intel Galileo Gen2 na rede local”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.