Projeto de irrigação – Parte 1 – Sensor de humidade do solo

Olá a todos,

algum tempo atrás montei um projeto de irrigação a partir das instruções que li em um ótimo livre sobre a Intel Galileo. Como o projeto funcionou bem e alguns amigos pediram para publicá-lo, vou colocar as instruções e adaptações em alguns posts.

Nesse post mostrarei como podemos monta o sensor de humidade de solo com materiais simples: pregos, fios e resistores, além de como ler o valor do sensor.

Cada sensor de humidade é composto de dois pregos, um resistor e fios para as ligações. O principio é bem simples: a água conduz eletricidade, portanto quanto mais seca estiver a terra menos corrente circulará entre os pregos, logo teremos menos tensão no pino analógico.

Para montar o sensor utilize os fios para ligar um dos pregos no 5V da sua placa, no meu caso utilizei um Arduino Nano. O outro prego deve ser conectado em um pino analógico da sua placa e em um resistor. O resistor deve ser conectado ao terra da sua placa.

Abaixo temos o diagrama para um sensor, mas você pode ligar mais de um sensor na placa. O limite é a quantidade de pinos analógicos da sua placa.

Diagrama do sensor de humidade

Com a montagem completa, fixe os dois pregos na terra, com uma distância de aproximadamente 2 cm.

Passaremos agora para o código, que é bem simples:

  • Declare uma constante do tipo int, que armazenará qual pino analógico o sensor está ligado;
  • Inicie a porta Serial na função setup;
  • Na função loop: realize a leitura da porta analógica com a função analogRead e exiba o valor na porta Serial.
Código para leitura do sensor de humidade
Código para leitura do sensor de humidade

Nesse ponto temos o sensor funcionando e o Arduino lendo o valor da humidade do solo. Nos próximos posts mostraremos como controlar uma bomba de água com o Arduino e ligada e desliga-la a partir do valor do sensor.

Obrigado a todos e até o próximo post!

Onde encontrar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.