Projeto de irrigação – Parte 2 – Controlando as bombas de água

Olá a todos,

no post anterior mostramos como podemos realizar a leitura da humidade de solo para construírmos um projeto de automação de irrigação. Nesse post mostratemos como podemos controlar uma bomba de água para enviar água para as plantas quando o sensor acusar que o solo está seco.

Utilizaremos uma bomba de água anfibia, ou seja, uma bomba que pode ser utilizada tanto dentro como fora da água. Essa bomba, do modelo JT-180, possuí três fios, uma para o terra (preto), outro para o positivo (vermelho) e outro que permite a leitura da velocidade da bomba (branco).

Bomba utilizada no projeto
Bomba utilizada no projeto

Nesse projeto utilizaremos somente os fios preto e vermelho e calibraremos o volume de água enviado pelo tempo que a bomba ficará acionada.

Como a bomba é um motor DC de 12V, podemos utilizar o circuito do post sobre motores DC. Faremos um novo código para controlar a bomba.

O primeiro passo no código é declarar qual pino do Arduino estará conectado no driver para controla a bomba.

Em seguida faça as seguintes configurações na função setup:

  •  O pino que controlará o motor como OUTPUT com a função pinMode e deixe o pino no estado LOW com o uso da função digitalWrite

Na função setup, escreva o código para executar os seguintes passos:

  • Aguarde por algum tempo, como 5 segundos com a função delay
  • Acione a bomba, mudando o estado do pino de LOW para HIGH com a função digitalWrite, e aguarde por agum tempo, como 3 segundos novamente com a função delay
  • Desligue a bomba, mudado o estado do pino de HIGH para LOW com a função digitalWrite
Código para acionar a bomba
Código para acionar a bomba

Nesse ponto estaremos ligando e desligando a bomba, mas ainda não direcione a água para as plantas, pois mandaremos muita água que inundará o vaso e oderá mata as plantas.

Porém, é interessante utilizar esse código para calibrar a quantidade de água que será necessária para molhar as plantas. A calibração será pela quantidade de tempo que a bomba ficará ligada.

No próximo post, mostraremos como juntar a leitura do sensor com o acionamento da bomba para concluírmos o noss projeto.

Obrigado a todos e até o próximo post!

Onde encontrar:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.