Simulando o Arduino

Olá a todos,

nesse post veremos o funcionamento básico do site 123dcircuits.io que simula tanto o Arduino como os circuitos que ele pode controlar. Além da simulação é possível desenhar e solicitar a placa de circuito impresso para montarmos nosso circuito em definitivo.

O primeiro passo é realizarmos o registro no site que é bem simples. Em seguida podemos iniciar os nossos projetos. Uma característica interessante do site é que podemos utilizá-lo de forma grátis, mas os nossos projetos serão públicos. Para montar um projeto e deixá-lo privado é necessário o pagamento de um taxa.

Para iniciar um novo projeto, clique no botão + New, será aberto um menu lateral na direita. Em seguida clique no botão New Eletronics Lab.

Criando um novo projeto no 123d.circuits.io
Criando um novo projeto no 123d.circuits.io

Será aberta uma tela semelhante à abaixo onde é possível criarmos nosso circuito e simularmos seu funcionamento. Para adicionar os componentes a protoboard virtual clique no botão + Components, aparecerá um o painel na parte inferior da tela com os componentes.

Tela inicial da simulação de circuitos no 123d.circuits.io
Tela inicial da simulação de circuitos no 123d.circuits.io

Adicione um resistor e um led como na imagem abaixo. Se precisar utilize o botão na parte superior esquerda da tela para girar algum componente.

Componentes adicionados na protoboard virtual
Componentes adicionados na protoboard virtual

Agora role o menu de componentes para baixo e adicione um Arduino. Talvez você precise clicar no terceiro botão do menu superior esquerdo (figura do retângulo dentro de uma mira) para acertar o zoom e aparecer todos os componentes da tela. Em seguida faça as conexões para ligar o resistor e o led à placa. Para realizar as conexões basta clicar no furo da protoboard e arrastar o mouse até o pino do Arduino.

Para trocar a cor dos cabos de ligação basta clique no cabo desejado, será aberto um menu suspenso na tela. Em seguida abra a lista de opções e selecione uma cor.

Arduino adicionado ao circuito
Arduino adicionado ao circuito

Com o circuito virtual montado vamos adicionar na simulação o código para o Arduino. O código utilizado será o blink, que é o equivalente ao Hello World em outras linguagens de programação.

Para abrir a tela de desenvolvimento do sketch clique no botão Code Editor. Será aberta uma tela semelhante ao IDE que instalamos em nosso computador.

Editor de código para o Arduino no 123d.Circuits.io
Editor de código para o Arduino no 123d.Circuits.io

No código exibido apenas troque o valor da variável chamada led de 13 para 9 ou o número do pino onde você conectou o led no circuito virtual. Em seguida clique no botão Upload & Run para iniciar a simulação.

Simulação em execução.
Simulação em execução.

Para encerrar a simulação basta clicar no botão Stop Simulation.

O site possui outras funcionalidades como a possibilidade de desenharmos a placa PCB (placa de circuito impresso) e solicitá-la. Dedique um tempo para explorar essa funcionalidade e outras, além de utilizar outros componentes e códigos na simulação.

Como sempre, fiquem a vontade para enviar comentários com dicas, sugestões, dúvidas e críticas.

Um grande abraço e até o próximo post.

9 comentários em “Simulando o Arduino”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.