Usando o Arduino com painel solar

Olá  todos,

nesse post mostraremos como podermos energiza o Arduino ou outra placa a partir de painéis solares e também como utilizar uma bateria recarregável para manter nossos projetos funcionando mesmo a noite.

Esse post é uma tradução do projeto publicado no site Insuctable por p2man (thanks p2man).

O circuito é bem simples, composto pelos seguintes componentes:

  • Painel solar;
  • Arduino;
  • Bateria recarregável e um conector para ela;
  • Diodo;
  • Capacitor de 100uF e 16V (não achei o capacitor de 10V do post original);
  • Fios;
  • Protoboard;
  • Microvoltímetro para testar o circuito.

Diagrama do circuito

Abaixo temos a imagem com todos os componentes que utilizaremos:

Componentes utilizado

O primeiro passo é remover o plástico do painel solar e soldar fios e seus terminais positivo e negativo que estão na parte de trás dele:

Fios soldados no painel solar

Em seguida solde pinos do tipo macho na outra extremidade dos fios, para podermos utilizálos no protoboard mais facilmente:

Extermidade dos fios soldados ao pino macho

Agora, corte os fios do adaptador da bateria removendo o soquete, pois uitlizaremos nesse circuito somente a parte que conecta à bateria. Solde nas extermidades do fios pinos macho, semelhante aos fios conectados ao painel solar:

Adaptador de bateria cortado

Agora começaremos a montar o circuito na protoboard: monte o diodo e o capacitor na protoboard como mostrado na imagem abaixo:

Início da montagem do circuito

Em seguida, coloque o Arduino na protoboard e ligue os pinos Vin na linha positiva (mais próxima da linha vermelha) do protoboard e o pino GND na linha negativa (mais próxima da linha azul):

Colocando o Arduino na protoboard

Por fim, ligue a bateria recaregável no conector e coloque na protoboard, com o fio positivo (geralmente o vermelho)  na linha positiva da protoboard e o fio negativo (geralmente o escuro) na linha negativa da protoboard.

Para completar e acionar o circuito, conecte o painel solar na protoboard, onde o fio escuro (ou o fio que etiver soldado no terminal negativo do painel) deve ser ligado à linha negativa da protoboard e o fio vermelho (ou o fio que estiver soldado ao terminal positivo) deve ser conectado ao terminal do diodo.

Veja a imagem abaixo para confirmar suas conexões do circuito:

Circuito montado

Teremos nesse ponto o circuito funcionando. Você pode retirar o Arduino para gravar o programa de seu projeto nele e retorná-lo para a protoboard, utilizando a energia solar para alimentar seu projeto.

Até o próximo post!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.