Projeto de Irrigação – Parte 3 – Juntando as peças

Olá a todos,

em dois posts anteriores vimos como realizar a leitura da humidade do solo e como controlar uma bomba de água. Nesse post veremos como juntar esses códigos para realizar a leitura da humidade do solo e ligar a bomba para molhar nossas plantas, além dos pontos cruciais desse projeto.

O primeiro ponto é motarmos os circuitos, tanto da leitura da umidade do solo como o circuito driver para acionar a bomba. Em seguida devemos fincar os pregos na terra onde está a nossa planta e fixar a mangueira na bomba e no vaso ou região de terra que iremos irrigar. No meu projeto eu deixei a bomba submersa na água para evitar usar mais manguiras, mas não há problemas em utilizar a bomba fora da água.

Realizada a montagem fisica do projeto passaremos para o código. O primeiro passo é declarar as seguintes constantes:

  • pino digital de acionamento da bomba de água;
  • pino analógico que fará a leitura da umidade do solo;
  • O tempo que a bomba ficará ligada quando acionada;
  • Nível mínimo de umidade do solo, onde a bomba será acionada caso o valor fique abaixo desse valor.

As duas primeiras constantes são bem fáceis de serem atribuídas valores.  As duas últimas constates são mais difíceis de acharmos os valores, no meu caso identifiquei os valores experimentandos diversos valores.

O passo seguinte é configurarmos na função SETUP o pino digital como OUTPUT e deixá-lo como LOW para manter a bomba desligada. Também é interessante configurarmos a porta serial para realizarmos o debug do código.

Na função LOOP, devemos realizar a leitura do pino analógico e comparar com a constante de nível minímo de umidade. Caso o valor lido do sensor esteja abaixo da constante, devemos acionar a bomba alterando o pino digital para HIGH.

Em seguida devemos aguarda o tempo necessário para molhar as plantas e desligar a bomba, voltando o estado do pino digital para LOW.

Finalmente devemos aguardar algum tempo com a função delay para voltarmos a fazer uma nova medida da umidade do solo. Abaixo temos o código completo de exemplo:

Código de exemplo

Nesse ponto temos um projeto simples mas funcional para a irrigação de plantas em vaso ou de uma pequena área. Porém esse projeto ainda consume muita energia. Em posts futuros mostraremos como podemos reduzir o consumo de energia desse e de outros projetos que utilizam Arduino, e como podemos alimentá-lo com energia solar.

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.