Lendo valores analógicos no Arduino

Olá a todos,

nesse post demonstraremos como realizar a leitura de valores analógicos dos circuitos que compõem nossos projetos com o Arduino. Para a leitura de valores analógicos devermos utilizar os pinos nomeados de A0 a A5 do Arduino.

Esses pinos possuem um conversor digital analógico-digital com resolução de 1024 bits. Portanto a leitura desses pinos retornam valores entre 0 e 1023 (lembre-se que 0 é um valor válido) dependendo da tensão nos pinos. Para variar a tensão no pino analógico utilizaremos um potenciômetro.

O circuito é montado colocando um potenciômetro na protoboard e um resistor ligado a um de seus terminais externos como indicado na imagem baixo. Em sequência conecte o resistor no terra da placa, o terminal central do potenciômetro em um pino analógico do Arduino e o último terminal do potenciômetro no 5V do Arduino.

Circuito para demonstração do uso dos pinos analógicos.
Circuito para demonstração do uso dos pinos analógicos.

As imagens abaixo descrevem o circuito através de um diagrama elétrico e de um modelo de feito no 123d.circuit.io:

Diagrama elétrico do circuito do projeto
Diagrama elétrico do circuito do projeto
Modelo do circuito utilizado no post
Modelo do circuito utilizado no post

Agora passaremos para o desenvolvimento do programa. Primeiro declare uma constante indicando em qual pino o potenciômetro está ligado e em seguida configure a porta serial para enviarmos o valor do pino para o nosso computador:

Inicio do código
Inicio do código

A leitura do valor é realizada na função loop através da função analogRead. Essa função retorna um número inteiro entre 0 e 1023 conforme já mencionado. Em seguida enviamos esse valor para a porta serial e aguardamos 300ms para executar essa função novamente.

Código para leitura da porta analógica
Código para leitura da porta analógica

Ligue a placa ao computador com o cabo USB e execute o programa. Acesse no monitor serial para ver o valor do pino analógico no monitor serial do IDE e varie a resistência do potenciômetro, girando sua haste para ver a variação no valor do pino.

Teste do projeto
Teste do projeto

Onde encontrar alguns dos componentes:

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *