Utilizando o buzzer para emitir sons

Olá a todos,

nesse post demonstraremos como podemos emitir sons de diversas frequências utilizando o buzzer. Podemos utilizar sons em nossos projetos para indicar que algo está errado e deve ser verificado, que alguma ação teve inicio ou foi encerrada e o que mais nova imaginação criar.

Esse componente envia um sinal sonoro quando circula corrente por ele. Portanto podemos variar a frequência do som do buzzer variando o tempo que o pino fica no estado HIGH e no estado LOW.

Retire a etiqueta do buzzer, confira a polaridade dos terminais (terminal positivo e negativo) e coloque-o na protoboard. Em seguida coloque um resistor no terminal negativo e ligue esse resistor ao terra da placa e conecte o terminal positivo do buzzer a um pino digital do Arduino. A figura abaixo mostra o circuito montado:

Circuito utilizado no post
Circuito utilizado no post

Abaixo temos o esquema elétrico e o desenho elaborado no simulador:

Diagrama do circuito
Diagrama do circuito
Modelo do circuito do post
Modelo do circuito do post

Passaremos agora para o código do bloco. Declare uma constante para indicar em qual pino o buzzer está conectado e uma variável com escopo global para armazenar o valor da frequência emitida pelo buzzer. Em seguida configure o pino como um pino de saída na função setup e deixe esse pino com estado LOW como mostrado abaixo:

Código inicial
Código inicial

Na função loop escreva o código para alterar o valor do pino para HIGH e aguardar o tempo da frequência do som. Em seguida altere o valor do pino para LOW e aguarde novamente o tempo:

Código para emitir o som
Código para emitir o som

Com o código pronto compile e transfira o programa clicando no botão com a seta para a direita e escute o buzzer emitir o som. Altere o valor da variável frequencia e carregue o programa novamente e perceba que a frequência do som variou. Você pode alterar o programa para a frequência do som variar a cada execução da função loop.

Onde encontrar alguns dos componentes:

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.