Medindo a temperatura com o Arduino

Olá a todos,

nesse post veremos como podemos usar sensores de temperatura para medir a temperatura do ambiente ou do local ou objeto que o sensor esteja. Utilizaremos o sensor de temperatura LM35 que é um termistor, ou seja, um resistor que possuí resistência variável com a temperatura. Um ponto interessante desse componente é que a sua resistência varia de modo linear com a variação da temperatura em graus Celsius (°C).

Passaremos para a montagem do circuito: Coloque o LM35 na protoboard e em seguida conecte seu terminal da esquerda (deixe a parte plana para frente) ao pino 5V e o terminal da direita ao pino terra do Arduino. Para encerrar a montagem do circuito conecte o pino central do LM35 a um pino analógico.

Circuito utilizado no post
Circuito utilizado no post

Abaixo temos o esquema elétrico e o desenho elaborado no simulador:

Diagrama elétrico do circuito
Diagrama elétrico do circuito
Modelo do circuito utilizado no post
Modelo do circuito utilizado no post

Com o circuito montado desenvolveremos o programa. Primeiro precisamos declarar uma constante que indicará em qual pino analógico do Arduino o LM35 está conectado. Em seguida faremos a configuração da porta serial na função setup e utilizaremos a função analogReference para alterar o valor de referencia dos pinos analógicos de 5V para 1,1V. Essa alteração do valor de referência permite maior sensibilidade na porta analógica de modo que poderemos medir temperatura de 0°C à 110°C. Porém poderemos danificar o Arduino se tivemos níveis de tensão superiores a 1,1V em algum dos pinos analógicos quando utilizamos essa função.

Início do código
Início do código

O próximo passo é escrevermos a função loop para ler o valor do LM35 e escrever esse valor na portal serial. Primeiro faça a leitura da porta analógica onde está conectado o LM35. Esse valor deverá ser convertido para graus Celsius pela constante 0,1075268817204301. Em seguida envie o valor convertido pela porta serial com o método println e faça o Arduino aguardar 500 milisegundos com a função delay.

Código da função loop
Código da função loop

Compile o código e transfira o programa para o Arduino. Acesse o monitor serial e veja a temperatura ser enviada para o computador. Faça variar a temperatura do LM35, como colocando seus dedos nele, para ver a temperatura variar.

Testando o projeto do post
Testando o projeto do post

Onde encontrar alguns dos componentes:

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Um comentário em “Medindo a temperatura com o Arduino”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *