Identificando obstáculos com Infravermelho

Olá a todos,

nesse post mostraremos como podemos utilizar um sensor de infravermelho para identificar objetos que estejam próximos ao sensor para tomar alguma ação. Podemos utilizar o sensor para disparar alarmes ou mesmo para acionar os braques de um veículo controlador por um Arduino, Raspberry PI ou outros microcontroladores/microprocessadores.

Esse sensor é bem simples de utilizar. Ele é composto de um pino alimentação, um pino que deve ser ligado ao terra e um pino digital. Assim que um objeto ou obstáculo esteja a uma distância inferior a distância estabelecida o pino digital é acionado. A distância miníma de acionamento é configurada através de um potêncimetro que está na placa.

Sensor de obstáculo por IR
Sensor de obstáculo por IR

Primeiro faremos as conexões entre o sensor e o Arduino:

  • conecte o pino VCC do sensor no pino +5V do Arduino;
  • conecte o pino GND do sensor em um pino GND do Arduino;
  • Conecte o pino OUT do sensor em um pino digital do Arduino.

No exemplo conectamos o sensor diretamente com o Arduino utilizando cabos macho-femea, mas também é possível colocar o sensor em uma protobard e conectá-lo ao Arduino com cabos do tipo macho-macho.

Motagem do circuito
Motagem do circuito

Passaremos agora para o desenvolvimento do código: primeiro declare uma variável que indicará em qual pino digital o sensor está conectado.

Em seguida na função setup, inicie a porta serial para verificar o funcionamento do sensor e configure o pino para entrada (INPUT).

Por fim, na funçao loop faça a leitura do pino digital onde o sensor está conectado com a função digitalRead. No exemplo verificamos o valor do pino (HIG/LOW) para exibir uma mensagem na porta serial, mas você poderá dispara outras ações.

Código do projeto
Código do projeto
Testando o projeto
Testando o projeto

Obrigado a todos e até o próximo post!

Onde encontrar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.